sábado, 27 de agosto de 2011

CINEMA & CORO na MOCIDADE


Final de Concerto do Coro Municipal de Mococa - CMM,  em Arceburgo, Minas Gerais,
no Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo. Junho de 2011.

- COELHO DE MORAES

A FatecMococa teve no triênio 2007/09 a meta de difundir a cultura, através do seu Núcleo. Dessa forma não se limitou a seus prédios e espalhou ações culturais em várias regiões e em outros prédios da cidade. Dessa vez a Mocidade Espírita, aqui nos caminhos do bairro da Aparecida, a convite da Sra. Ivanira Rafaldini (1),  abriu suas portas para a ação cultural e permitiu que se formasse um Coro 9muito atuante em 2009) e manteve o grupo que gravou longa metragem (O FANTASMA DA CASA VELHA). Uma parceria Fatec/Mocidade.
A idéia, neste projetos, foi levar um tanto da mensagem da MOCIDADE, mista à literatura de todos os tempos. O FANTASMA DA CASA VELHA estreou em Julho de 2010 com roteiro baseado numa estória de Oscar Wilde. No elenco: Maria Augusta (2) – atriz importada de Monte Santo, - Adriana Gomes (3) – no papel do FANTASMA, Amanda Dias (4), Adriana Garcia (5), entre outros. Inteiramente gravado em Mococa, usando as instalações da Mocidade. O CinemaFatec, além de produzir filmes acaba de construir acervo de imagens da cidade, com jardins, casas e locais de uso comum. Uma antropologia visual da cidade. Uma sociologia através de filmes e vídeos que contam a nossa era. É certo que a obra tem origem n’O FANTASMA DE CANTERVILLE, portanto, obra inglesa, mas são contingências corrigidas pelo talento local.
E, o Coro?
O CORO da MOCIDADE trabalhou em 2009 com repertorio de música folclórica e  MPB. NOZANINÁ (Arr. De Villa-Lobos), CANTO DO POVO DE UM LUGAR (Caetano Veloso), CALIX BENTO (folk mineiro), foram obras cantadas pelos palcos da vida. Fez concerto de estréia em Março.  A partir de Agosto iniciou o repertório para o Natal.
Em momento oportuno falaremos mais das atividades corais de outros grupos e seus desenvolvimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário